"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito."
Manoel de Barros

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Do diário de bordo no caminho da Cura! 2




No dia 12 de março de 2019, depois de muitos exames, eu fui submetida a uma mastectomia total da mama esquerda. Eu optei por retirada total porque a chance de cura era mais provável. Foi feita a retirada e eles colocaram uma prótese expansiva, porque como foi retirado muito tecido este que ficou tem que sem expandido para receber a prótese de silicone.
Não senti nenhuma dor após a cirurgia. Muitos anjos me cercaram desde que dei entrada no hospital. As pessoas têm um jeito muito particular de lidar com isso tudo, e eu vi tanto carinho nos anjos que trabalham no AC Camargo. Eu não vou lembrar de todos os nomes, infelizmente, mas vou descrever aqui os que eu lembro:
Dr. Eduardo Petribu, ele tem muito jeito em acalmar pessoas em pânico, é um menino ainda e eu sou extremamente grata por ele existir;
Dra. Camila Couto, foi a responsável pela cirurgia, ela tem as mãos pequenas e fica segurando o crachá enquanto fala baixinho comigo, ela tem olhos de céu;
Dra Fernanda Alves, ela foi a primeira pessoa que me disse: Você está curada! Ela parece uma Laksmi, e sorri enquanto fala comigo;
O enfermeiro Junior, ele entrava com o carrinho no quarto todo alegre, eu estava no lugar certo mesmo, ele é muito engraçado;
A enfermeira Luana, uma calmaria e delicadeza, foi ela quem me levou até a porta do hospital quando eu tive alta, uma rainha africana que me carregou e cuidou de mim, quanta honra;
Eu conheci o Dr Angelo Bezerra, ele é o que o nome diz, um anjo ruivo que me deu a mão e explicou como vai ser depois da cirurgia, ele ficou até tarde pra falar comigo e eu sou grata por ele ter ficado e por ser o responsável por esta equipe tão linda.
Agora estou em recuperação da cirurgia, e me preparando para o tratamento preventivo.
A poesia das coisas, de tudo pelo qual estou passando, não pode ser deixada de lado. Todos os dias eu agradeci a Deus por tudo, todos os dias eu fotografei alguma coisa que me dava alegria. Nesse processo eu poucas vezes chorei, mas é claro que eu as vezes choro, mas passa.
Gratidão

05/04/2019
Xicâ G Lima


4 comentários:

  1. Xica, sinta-se abraçada pelos braços da poesia que só as amizades ofertam. Te amamos muito e mais.

    ResponderExcluir
  2. Agradecer muito, chorar um pouco e lutar, lutar e lutar!!! Perceber e receber o amor de tanta gente que nem sabíamos que gostavam de nós.
    Então, a notícia da cura!!! Que alegria por você. Que Deus abençoe também seu tratamento e que seja leve e tranquilo. Você é forte e guerreira

    ResponderExcluir
  3. Que bom ver vc fazendo poesia sempre e sempre.
    Ainda bem que tenho somos dessa mesma mistura.
    <3

    ResponderExcluir