"Com pedaços de mim eu monto um ser atônito."
Manoel de Barros

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Toda arma que o homem usa em seu favor, seja ela bélica, cientifica, política, mesmo que acredite ser por uma causa justa, se não de maneira integral, por uma fração de segundos faz deste homem um tirano.
A sabedoria está em, conhecendo as armas de que dispõe não usá-las em favor próprio, por orgulho ou demonstração de poder.
Quanto mais fundo estudamos e conhecemos algo, maior este torna-se dentro de nós, e isso nos torna semi-deuses deste conhecimento, e aguça nossa vaidade. A soberba não deve ser aliada da inteligência, e esta não significa sabedoria.
Quando nos tornamos senhores de idéias, muitas vezes não abrimos campo para novas questões, ou mesmo idéias que diferem das nossas, e nos tornamos grandes rolos compressores, as outras pessoas passam a ser insignificantes, e nosso individualismo agigantado nos afasta cada vez mais da essência do ser humano.
Se todas as questões em nós tiverem respostas, então seguimos como mortos.
Continuemos questionando.
Todo homem é um tirano quando empunha uma arma.
E esta arma pode ter a forma de aço, retórica, química...
Sejamos éticos, íntegros.
A sabedoria deve estar em se sabendo tanto, estarmos dispostos a aprender, e aprendendo mais, ensinar melhor aqueles que ainda encontram-se na escuridão da ignorância.
O melhor é quando o todo está em sintonia.
A guerra é filha dos tiranos.
Qual é sua arma?

Sejamos sábios.
Éticos.
Humanos.


Xica Lima
02/01/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário